Lab. Máquinas e Circúitos Elétricos

Além das atividades de ensino este Lab. atende às disciplinas de Hidráulica e Fenômenos de Transporte, Circuitos Elétricos, Conversão de Energia, Máquinas Elétricas, Controle Linear, Instrumentação e Controle, Acionamentos Elétricos.

Infraestrutura CES-CL

Lab. Máquinas e Circúitos Elétricos

Os curso de Engenharia do CES-CL dispõe-se, atualmente de 04 (quatro) laboratórios para atendimento a diversas disciplinas dos ciclos básico, profissionalizante e específico de seu currículo.

O Laboratório de Máquinas e Circuitos Elétricos está localizado no pavimento térreo do prédio de aulas do curso de Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Serviço Social. Esse laboratório atende às disciplinas de Hidráulica e Fenômenos de Transporte, Circuitos Elétricos I e II, Conversão de Energia, Máquinas Elétricas I e II, Controle Linear I e II, Instrumentação e Controle, Acionamentos Elétricos. Além das atividades de ensino, também, esse laboratório tem plenas condições de atender a outras demandas em atividades de pesquisa e extensão devido à sua ótima estrutura.

O presente laboratório é constituído por 07 (sete) bancadas didáticas para até 05 (cinco) alunos, com a infraestrutura adequada e necessária à realização das aulas práticas, nas quais se disponibilizam alimentação de 220 V e 380 V, placa de sinalização, 02 (dois) contatores com contatos auxiliares, botoeiras, temporizador, um inversor de frequência e chaves diversas e pontos de energia elétrica nas tensões 127V e 220V.

Além das bancadas para montagens práticas, possui uma bancada de geração, contendo um painel de controle e um gerador acoplado em motor trifásico. Possui ainda motores elétricos CA e CC, transformadores, protótipo de ponte rolante e uma planta hidráulica com dois reservatórios sobre os quais é possível monitorar e controlar nível, temperatura, vazão e pressão por meio de instrumentos de campo. Essa planta representa uma planta industrial em tamanho reduzido e é constituída por uma válvula de controle pneumática, uma bomba d’água, um compressor de ar, um transmissor de nível, chaves de fluxo, sensores de pressão, manômetros e registros manuais, tais como os encontrados em plantas industriais reais.

O controle da planta é implementado via Controlador Lógico Programável, pela versatilidade a que se propõe a planta. Dessa forma, é possível implementar outras estratégias de controle para as variáveis de processo. Destaca que a planta foi automatizada através de projeto desenvolvido por aluno durante o TCC.

Horário de funcionamento:

De segunda a Sexta-feira
de 19 às 22:30h;

Aos sábados (letivos)
de 8 às 12h.

Infraestrutura e metodologia de ensino de qualidade e eficiência.

Além das atividades de ensino este Laboratório atende às disciplinas de Hidráulica e Fenômenos de Transporte, Circuitos Elétricos, Conversão de Energia, Máquinas Elétricas, Controle Linear, Instrumentação e Controle, Acionamentos Elétricos.

Tire suas dúvida?

Formulário de Contato