ENGENHARIA ELÉTRICA

Conheça o curso de Engenharia Elétrica, professores, a estrutura curricular e o mercado de trabalho do contador.

Graduação

ENGENHARIA ELÉTRICA

Renovação de Reconhecimento Portaria MEC Nº 675, de 15/10/2018, publicada no Diário Oficial da União – D.O.U. em 17/10/2018

Coordenadora do curso:

Profª. MSc. Luciana Maria Margoti Araujo

  • Graduada em Engenharia Industrial Elétrica pela UFSJ
  • Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSJ
  • Coordª. do Curso de Engenharia Elétrica do CES-CL
  • Portaria de nomeação 015/2017, de 1º/08/2017

O Curso de Graduação em Engenharia Elétrica do Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete (CES-CL) possui como missão tornar-se um centro de referência regional e nacional na formação de profissionais diferenciados, seja na indústria ou nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, que tenham criatividade, grande capacidade de análise e solução de problemas. O curso se destaca por promover uma formação teórica forte combinada a uma formação tecnológica atualizada, buscando ainda formar profissionais conscientes e atentos ao desenvolvimento humano, social e ambiental. Vale ressaltar ainda que esta formação sólida dá plena capacidade aos egressos a seguir na sua formação como especialistas, mestres e doutores em programas de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu. A Instituição conta com laboratórios de última geração e com professores com grande experiência no mercado, qualificados e comprometidos com o ensino dos alunos.

O objetivo do curso é propiciar ao aluno mediante o ensino, a experimentação, a pesquisa e extensão, o desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico, bem como conhecimentos para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional, nas diferentes formas de organizações.

Ao final de dez semestres noturnos, o curso de Engenharia Elétrica deverá formar profissionais aptos para atuar de acordo com as exigências do mercado, capazes de aplicar conhecimentos científicos na análise e solução de problemas, supervisionar e planejar projetos, avaliar criticamente a operação e manutenção de sistemas, desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas e acompanhar continuamente o progresso científico e tecnológico na área.

A organização curricular proposta contempla as questões acima. Portanto, pretende-se formar profissionais tecnicamente capacitados e habilitados com ampla compreensão das rotinas de trabalho do Engenheiro, com domínio das responsabilidades funcionais envolvendo plantas industriais, projetos, automação, circuitos elétricos, com conhecimento e plena utilização dos recursos tecnológicos, das práticas e dos problemas vivenciados pelo Engenheiro Eletricista.

Assim, os acadêmicos serão preparados para exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas inerentes à profissão, bem como aquelas que lhe são prescritas mediante legislação específica, necessárias às adaptações das várias mudanças que ocorrerão ao longo da vida profissional dos egressos do Curso.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

De acordo com as diretrizes curriculares para os cursos de engenharia, que se encontra na Resolução CNE/CES nº 11, no art. 3º, dispõe: “O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.”

O egresso do Curso de Engenharia Elétrica poderá atuar nas seguintes áreas: operação e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; eletrônica; consultoria técnica; controle de processos, acionamentos industriais; fabricação de equipamentos; pesquisa, ensino e desenvolvimento; elaboração e gestão de projetos; entre outros. Essas atividades são implementadas em vários setores, entre os quais se pode citar: grupos industriais; minerações; empresas de redes de comunicação; empresas prestadoras de serviços; instituições de pesquisa; docência; etc. Nossa região oferece um campo de trabalho bastante amplo para o engenheiro eletricista, em que várias empresas disponibilizam diversas oportunidades de trabalho nas áreas já citadas.

O CES-CL possui convênios firmados com as seguintes empresas: (pdf)

  • Fran Eletromecânica;
  • Gerdau Açominas;
  • LS Metais Comércio e Indústria;
  • Manutec Computadores e Suprimentos Ltda;
  • Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete;
  • Selafort Indústria e Comércio de Tintas;
  • Siderurgia Trevo;
  • Vallourec e Sumitomo Tubos do Brasil Ltda.

Turno

Noite

Duração

10 semestres

Carga horária

4.000 horas/aulas

O curso de Engenharia Elétrica do CES-CL possui em seu quadro docente uma equipe multidisciplinar composta por especialistas, mestres e doutores.

Engenharia Elétrica: Corpo docente

FORMAS DE INGRESSO

VESTIBULAR

ENEM

TRANSFERÊNCIA

SEGUNDA GRADUAÇÃO

APROVEITAMENTO VESTIBULAR

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

Infraestrutura e metodologia de ensino de qualidade e eficiência.

Infraestrutura que possibilita aprendizado diferenciado, através da utilização de seus Laboratórios para por em prática toda a teoria aprendida em sala de aula.
Possui uma ampla Biblioteca para realização de pesquisas e trabalhos das matérias ministradas nos seus cursos. Todos recursos em sincronia com as necessidades dos alunos.

Ainda tem dúvidas?

Solicite informações

Formulário de Contato

* Campos obrigatórios

Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete
R. Lopes Franco, nº 1001 – Carijós, Conselheiro Lafaiete – MG, 36406-112 

Contatos:

  • secretaria@ces-cl.edu.br
  • (31) 3761-2223
  • (31) 3762-0840
  • (31) 8316-8401

@2019 Copyright | CES-CL – Centro de Ensino Superior | Marcos Santos

Fechar Menu