22 de Setembro | Dia do Contador

http://www.socontabilidade.com.br
http://www.guiadacarreira.com.br

Neste mês de setembro comemora-se o dia do profissional contábil conhecido como contador.

22 de Setembro | Dia do Contador

Neste mês de setembro comemora-se o dia do profissional contábil conhecido como contador.  Foi escolhido como dia do contador o dia 22 de setembro (Dia do Bacharel em Ciências Contábeis), por ter sido criado, nesta data, em 1945, o Curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Neste mês de setembro comemora-se o dia do profissional contábil conhecido como contador.  Foi escolhido como dia do contador o dia 22 de setembro (Dia do Bacharel em Ciências Contábeis), por ter sido criado, nesta data, em 1945, o Curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ou seja, a data marca um fato histórico: a criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, com a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas.

“O fato de escolherem um dia para homenagear o Contador mostra a importância desse profissional. A formação em nível superior permite a atuação em áreas como Perícia e Auditoria, que requerem maior especialização. É uma justa homenagem que a comemoração seja na mesma data da criação do primeiro curso de Ciências Contábeis do País”, declarou o presidente do CRC SP, Luiz Fernando Nóbrega.

OBS.: O termo contador refere-se, apenas, ao profissional com Bacharelado em Contabilidade.

O Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete (CES-CL) oferece o curso de Ciências Contábeis deste o ano de 2000 e vem formando profissionais qualificados para o exercício da profissão contábil em diversos ramos de atuação, em setores públicos e privados. Visite o nosso site (www.ces-cl.edu.br) para maiores informações. Estamos de portas abertas para receber a sua visita.

Fonte: adaptado de https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/contador_contabilista.php

Regulamentação da Profissão

Em 27 de maio de 1946, o Decreto-Lei n.º 9.295 regulamentou a profissão contábil no Brasil, o que permitiu a criação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), entidades representativas da classe no país.

Portanto, comemoramos 73 anos de regulamentação de uma das categorias profissionais mais importantes do país e que ganha ainda mais destaque no atual momento político e econômico que vivemos.

Mercado de Trabalho

O mercado para contadores é favorável e tem alta empregabilidade. Além de empreender seu próprio escritório e atuar como autônomo, o contador pode trabalhar em todos os setores da economia, em empresas privadas, públicas municipais, estaduais e federais, associações de classe, e organizações não governamentais, podendo alcançar cargos no alto escalão dessas entidades.

Os contadores não possuem um piso salarial único com validade em todo o território nacional. O salário mínimo profissional do contador varia de acordo com o setor e a região onde trabalha, o sindicato ao qual está vinculado e as convenções e acordos coletivos vigentes para sua categoria. A média salarial de cargos ocupados por contadores com até dois anos de experiência, de acordo com porte da empresa, é a que segue:

Tabela de Salários do Brasil, elaborada pela consultoria Robert Half e publicada pela revista Exame.

Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br, 2017.

Avaliação
4/5

Você conhece outras pessoas interessadas em informações sobre esse assunto? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e espalhe as dicas que você acabou de receber!

Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete
R. Lopes Franco, nº 1001 – Carijós, Conselheiro Lafaiete – MG, 36406-112 

Contatos:

  • secretaria@ces-cl.edu.br
  • (31) 3761-2223
  • (31) 3762-0840
  • (31) 8316-8401

@2019 Copyright | CES-CL – Centro de Ensino Superior | Marcos Santos

Fechar Menu