RELATÓRIO OUVIDORIA 2018.1

RELATÓRIO OUVIDORIA 1º Semestre 2018

Neste relatório apresento os resultados das atividades realizadas de janeiro a julho de 2018 atendendo às exigências do regulamento Interno desta Ouvidoria.

Com base nesses normativos a Ouvidoria tem a responsabilidade de:

  • Receber elogios, sugestões e dúvidas;
  • Receber denúncias e reclamações;
  • Reconhecer o direito de grupos vulneráveis ou descriminados, buscando fomentar a igualdade de tratamento;
  • Atender as questões relativas à administração, as atividades acadêmicas e pedagógicas, não atendidas ou esclarecidas pelos meios regulares de atendimento;
  • Receptor das situações de conflito e, após sua análise, encaminhar para providências solucionadoras, compatíveis com as boas práticas de gestões;
  • Atuar em suas atividades com integridade, transparência e cortesia, com intuito evitar conflitos e solucionar divergências;
  • Manter zelo confidencial de suas intervenções, limitando as informações necessárias na solução dos problemas;
  • Atender as demandas, no prazo máximo de cinco dias úteis a todas solicitações recebidas, encerrando-as ou informando aos interessados acerca da devida intervenção;
  • Registrar os atendimentos encaminhados à Ouvidoria, guardando sigilo sobre a identificação dos solicitantes, quando solicitado;
  • Sugerir ações no sentido de que os erros sejam minimizados, os prazos sejam cumpridos, os processos sejam melhorados, as pessoas que trabalham com o público sejam qualificadas com vistas a prestação de serviços de experiência para a comunidade acadêmica.

 

DADOS ESTATÍTICOS

Neste primeiro semestre de 2018 na Ouvidoria do Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete, foram contabilizados 43 registros de manifestações.

O relatório foi elaborado no último dia letivo, mantendo-se o mês de julho como prazo máximo para que todas as unidades que estavam com prazos de resposta vencidos ainda se posicionassem.

 

DEMANDAS POR TIPO DE MANIFESTAÇÃO

A Ouvidoria do CES-CL acolhe pedidos em seus formulários de acesso, de comentários, reclamações, crítica, elogio, sustão e denúncias.

A manifestação mais recorrente é a reclamação, que neste primeiro semestre atingiu a marca de 68% (sessenta e oito por cento) das ocorrências.

 

DEMANDAS FORMALIZADAS POR ACESSO

As formas de acesso mais utilizadas, foram preenchimento de formulário presencial totalizando 84% e pelo Fale Conosco no Site do CES-CL 16%, no primeiro semestre de 2018.

 

PLANILHA DA OUVIDORIA MANIFESTAÇÕES

RESOLVIDAS/ENCAMINHADAS/NÃO RESOLVIDA/EM ANÁLISE

 

Engenharia Elétrica

 

gr01

Engenharia Química

gr02

Ciências Contábeis

gr03

Serviço Social

gr04

 

PLANILHA DA OUVIDORIA DEMANDA POR PÚBLICO

gr05

 

PLANILHA DA OUVIDORIA DEMANDA POR ACESSO

gr06

 

PLANILHA DA OUVIDORIA DEMANDA POR TIPO

gr07

 

PLANILHA DA OUVIDORIA MANIFESTAÇÕES

RESOLVIDAS/ENCAMINHADAS/NÃO RESOLVIDA/EM ANÁLISE

gr08

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Ouvidoria tem realizado importante trabalho e oferece espaço no site da IES, com recebimento de demandas via WhatsApp, e-mail e contato pelo site, agilizando assim os meios de resposta aos manifestantes, reafirmando sua via comunicacional e levando à administração da Instituição a voz da sociedade, as solicitações de adoção de providências para a melhoria do serviço prestado de modo específico e geral.

Busca-se a constante qualificação da equipe e das ações para que os resultados possam ser mostrados nos relatórios gerenciais semestrais produzidos com a finalidade de possibilitar à gestão superior a solução pontual dos problemas apresentados via manifestações dos usuários da Ouvidoria.

Nesse propósito de atender sempre da melhor forma possível, a Ouvidoria trabalha autonomamente, com transparência e independência acolhendo e respeitando os cidadãos que procuram seus serviços diariamente, garantindo o sigilo do nome do(a) manifestante (quando for necessário) e o direito à resposta.

 

Conselheiro Lafaiete 06, de julho de 2018.

Elismar Resende da Silva

Ouvidora

 

Acesse aqui o documento digital e a Análise gráfica

 

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Última atualização: 29/11/18